lunes, 16 de junio de 2008

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid e a funcionáriaqueosistemaquerlixar

8:50
Saímos de casa e apanhámos o metro. Ainda não conhecíamos a funcionáriaqueosistemaquerlixar.

9:10
Chegámos à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid e subimos até ao 4.º andar, estavamos prestes a conhecer a funcionáriaqueosistemaquerlixar.

9:15
Abrem-nos a porta e começa o primeiro dos fabulosos diálogos com a Lurdes, que fala portuñol: "- Que querem? (num tom de voz, que quase nos intimidou)" | "- Queremos fazer a inscrição consular e tirar o passaporte." | "- Têm "tarjeta" de residente?" | "- Não, não temos." | "- Então não se podem inscrever! Mas passem para aquela mesa!"

9:17
"- Bom dia, que querem? - disse a funcionária (ainda não sabíamos que o sistema a queria lixar).| "- Bom dia, queríamos nos inscrever no consulado e tirar o passaporte, um deles urgente" | "- (Aos gritos) Urgente, porquê?" | "- Porque a entidade patronal pediu-me." | "- (Ainda mais alto) E vocês fazem tudo que vos mandam! Que tristeza." Nesta hora tremi porque pensei que o Diogo se ía passar. "- Têm dinheiro? É que têm de pagar €70 pelo passaporte normal e €115 pelo urgente . Levantem dinheiro, preencham isto e voltem.

9:20
Levantamos a absurdidade de dinheiro para dois passaportes, preenchemos os papeís e subimos.

9:40
"- Bem, já levantaram, vamos começar pela menina."| "- É melhor começar pelo Diogo, o dele é que é urgente." | "- Não, não. Fazemos os dois, a começar pela menina, se o sistema deixar. Tens sistema? - pergunta ao colega." | "- Não, não há sistema." | "- Este sistema foi feito para testar a paciência da funciomária! No outro dia, um senhor que eu atendi escreveu que é uma pena que o sistema não acompanhe a competência da funcionária. A senhora de Fátima já não me vale, a menina é do Porto, vou pedir à Nossa Senhora do Ó. Isto não vai dar! Está a ver o dedo do Camões, não dá! Que Camões freak ( a senhoraqueosistemaquerlixar referia-se ao desenho do Júlio Pomar).Isto é impossível! Isto testa-me os nervos! Enquanto vocês não reclamarem vai ser sempre assim. A funcionária é que tem de levar com isto."


9:50 - 10:05
Continua o monólogo da senhora funcionária... e eu sempre a ver quando é que o Diogo ía pedir o Livro de Reclamações. A sorrir-lhe para ele pensar que eu estava a achar aquilo normal. Até que a senhoraquelixaosistema começa a passar-se de tal forma que vem outra senhora atender-nos, que me diz, como que a justificar a sua colega de trabalho, que é desesperante aquele sistema, que está constantemente a falhar. Simpática e profissional tenta explicar-nos que o sistema falha muitas vezes, mas que quando funciona é uma maravilha.


11:00
Enquanto o meu passaporte está a ser enviado o Diogo pergunta à senhoraqueosistemaquerlixar: "- Como é que funciona o consulado virtual?"| "- Eu não conheço nada disso. Não sei, nem sei quem é que faz isso." | "Não sabe? Mas é o do ministério dos negócios estrangeiros" | "Eu não sei, nem tenho Internet e a Internet é um perigo!".
Surpreendentemente, o Diogo encolhe os ombros e pede-me para ir com ele fumar um cigarro. A caminho do cigarro vemos o cartaz "Consulado Virtual". Aí diz-me: "- Que cambada! Era uma folha de reclamações a todos. | " - Tem calma Di, vamos tirar isto e noutro dia fazemos reclamação." Disse eu, mas com uma vontade de dar um raspanete à senhoraqueosistemalixou.

11:30
Finalmente tenho Passaporte. O sistema começou a funcionar.

11:31
Começa o Diogo a tirar.

11:35
Já está. Mas a senhoraqueosistemaquerlixar continua a gritar. Agora com um sem-abrigo português: "-Não me venha com essa conversa que está sozinho no mundo."

Bem, não pude deixar de pensar que aquele senhor era um insensível, será que não via que a senhora vive em luta com um sistema que não a deixa ser competente, em luta com os perigos da Internet, em luta com o dedo do Camões? Poças! Pobre senhora! Prendam o sistema!



11:40
Metro novamente. A funcionária deve continuar a lutar com o sistema até às 14h. A vida pode ser muito dura.


Se o sistema não nos lixar, o Diogo terá o passaporte amanhã e eu na sexta-feira.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

O Diogo já tem passaporte!

Vitória

r i t a dijo...

Sim, deve ter sido a mesma senhora que me atendeu...a simpatia em pessoa!Nem vale a pena comentar...